Central de atendimento

(11) 3034-5598 (11) 2478-2074 (11) 2478-1146

(11) 2478-1641

UNIDADE BELENZINHO

(11) 2676-2325

CENTRAL ADMINISTRATIVA

(11) 2478-1641

UNIDADE SHOPPING WESTPLAZA

(11) 2476-0599

SUSTENTABILIDADE E A ARTE: INOVAÇÃO TRANSFORMADORA!

Postado em 25 de setembro de 2019

Notamos todos os dias as transformações que o mundo está sofrendo, em detrimento às agressões ao meio ambiente, contra a vida! E pela interferência do homem…

Se por um lado o meio ambiente se transforma com intempéries gerados pelos maus tratos ao Planeta, com ações diretas e indiretas do ser humano, acelerando fenômenos devastadores como aquecimento global, poluição, e tantas outras formas que negligenciam o bem-estar da vida dos seres vivos, e que estão gerando manifestações, principalmente de jovens em muitos países pelo mundo,  por outro, existe hoje uma mudança de valores que vem, aos poucos, mudando a mentalidade das pessoas, que vem adaptando sua vida à uma rotina mais consciente.

Não é de hoje que se fala em sustentabilidade, muitos tratados foram feitos entre países para conseguir diminuir o efeito da devastação que as criações do homem causam; no entanto, atualmente foi elaborada pela ONU a AGENDA 2030, que é um conjunto de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS, contam 17.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Esta Agenda, ao contrário dos demais diplomas, contém caráter mais cidadão, e, portanto, mais leva a sociedade à uma postura mais participativa, contém um fator mais transformador.

A agenda 2030, aponta direcionamentos a serem seguidos; estes objetivos são propósitos a serem alcançados, assim, tanto pessoas físicas quanto jurídicas vem aderindo a estes propósitos para um mundo mais consciente. As empresas, tem agido com mais responsabilidade social e com isso tem conseguido maior engajamento de seus funcionários. Se antes, a sustentabilidade parecia um conceito vago, hoje ela é altamente valorizada porque somente adotando novos hábitos sustentáveis poderemos nos sustentar.

 

TrippleBottonLine da Sustentabilidde

Os Pilares da Sustentabilidade;

as pessoas, o meio ambiente e a economia

Uma sociedade justa, meio ambiente sustentável

e economia próspera.

A arte é das coisas mais impactantes que podem transformar uma pessoa, um pensamento, despertar sonhos e ações. Assim, porque não utilizar da arte para transformar? Ações artísticas solidárias, são altamente impactantes na sociedade, tornar acessível a arte aos demais produz grande impacto social.

E quanto a arte sustentável na cultura do não desperdício de materiais? É princípio da sustentabilidade o menor extrativismo e melhor aproveitamento com menor desperdício. A correta manutenção de materiais; devemos tornar a vida dos materiais mais longeva. Por isso, a reciclagem de materiais vem sendo feita por artistas, se transformando em belas obras de arte. Manifestações artísticas com propósito causam engajamento, inspiram os outros a ajudarem. Quando o que ia ser desperdiçado, vira arte, isso é arte sustentável.

Desenvolver a criatividade, a descoberta de novas habilidades, ou o resgate delas, tem tido cada vez mais relevância na vida das pessoas, portanto. A busca por esse novo modelo mental, mais criativo e inovador, dá origem ao surgimento do propósito de uma construção de vida, isto reflete no seu modo de pensar, na maneira de se expressar, e interfere positivamente na maneira de buscar escolhas saudáveis a você. A SUSTENTABILIDADE DO SEU SER.

Hoje, existe a procura por voluntariados que vem transformando a vida das pessoas. Um exemplo destes é o Instituto Flor Gentil, para quem são doados os grandes arranjos florais feitos por grandes floristas para eventos como casamentos e outras comemorações e destes arranjos são feitos pequenos arranjinhos a serem distribuídos pelas voluntárias do instituto à idosos em asilos.

 

Convido vocês a saber mais sobre a Sustentabilidade e a Arte em uma palestra de 3 horas abordando as principais temáticas sobre como:

Como a sustentabilidade pode influenciar em seu modo de pensar e agir, seu poder transformador diante da nossa realidade.

Tipos de Sustentabilidade: ambiental, social e econômica e exemplos de cada uma delas.

Como a sustentabilidade pode abrir novos caminhos e interesses.

E é claro, exemplos de Artistas que usam materiais reciclados para fazer a sua arte.

 

Venha conhecer mais a sustentabilidade, expandir seus horizontes.

Exercite sua criatividade, inove!

Palestra com tacha simbólica: 3 horas das 15:00 às 18:00

Workshop: Carga Horária: 6 horas – 2 aulas de três horas na Unidade Fradique Coutinho das 15:00 às 18:00.

Segundas e Quartas  ou Terças e Quintas

Sábados: 1 aula de 6 horas: 11:00 às 14:00 e 15:00 às 19;00 Unidade Fradique Coutinho

 

Por Angela Flavia Zavattieri   17/09/2019