OFICINA DE TEATRO MUSICADO

“Meu Corpo é Testemunha”
Peças e Canções de Chico Buarque

Venha desenvolver técnicas de desinibição para o movimento e canto, memorização e criação coreográfica a partir de estímulos sonoros por meio do universo das OBRAS TEATRAIS DE CHICO BUARQUE, aprendendo técnicas de voz e canto, dança e interpretação com profissionais do meio musical.

 

QUAL O OBJETIVO DO CURSO?

A Oficina de Vivência em Teatro Musicado, tem como objetivo:

  • Facilitar a formação integral e continuada do participante por meio da vivência nas linguagens artísticas que compõem o Teatro Musicado;
  • Apresentar durante os encontros, de forma interdisciplinar, lúdica e dinâmica, a integração da música, dança e teatro;
  • Fazer com que os participantes percebam quais são as formas de movimentos e sons físicos e vocais que estão próximos a sua realidade/cotidiano;
  • Estimular a desinibição para o movimento e canto, assim como a memorização e criação coreográfica a partir de estímulos sonoros;
  • Levar o aluno ao universo dos musicais brasileiros e internacionais, por meio de técnicas de voz e canto, dança e interpretação.

 

A QUEM SE DESTINA?

O curso destina-se à todos aqueles que desejam vivenciar o Teatro Musical, independente de sua habilidade ou experiência com canto e dança.
Faixa etária recomendada: Adolescentes e adultos a partir dos 16 anos.

 

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER?

1- Experiência criativa
– Jogos teatrais
– Integração
– Improvisação
2- Espontaneidade e concentração
3- Estudo do texto dramático e criação coletiva
4- Aquecimento físico e vocal
5- Construção e estudo dos personagens
6- Introdução ao Canto
– Belting
– Pop
7- Quebra de repressão
8- Cuidados com a voz e consciência vocal
9- Técnicas de dança voltadas para os musicais
10- Consciência Corporal (Ref. Rudolf Laban e Klauss Vianna)
11- Ensaios de motivação com texto

Aulas em parceria com os professores de Teatro/Dança e Canto.

 

EXCLUSIVIDADE RECRIARTE

MOSTRA PÚBLICA

Ao final do curso, os participantes farão 4 apresentações públicas nos teatros da RECRIARTE, podendo estender a temporada .

 

NOSSOS DIFERENCIAIS

  • Sala compatível com o número de participantes, equipadas com som, cadeiras, piano ou teclado;
  • Material teórico de apoio (partituras musicais e textos das obras estudadas);
  • Três professores de diferentes segmentos: INTERPRETAÇÃO, CANTO E DANÇA;
  • Criação coletiva do roteiro: Os participantes poderão contribuir na construção do espetáculo.

 

CARGA HORÁRIA

Duração:
8 meses.
Aulas 2 x por semana, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.

Local:

UNIDADE FRADIQUE.

Avaliação:
Participação e presença de 75%.

Professores

PericlesMartins

PÉRICLES MARTINS

Ator, diretor, pesquisador e artista educador. Trabalha com teatro há 26 anos. Bacharel em Artes Cênicas pela ECA/USP e USJT; Pós-graduado em Docência do Ensino Superior em Prática Teatral pela PUC-SP. Estudou direção teatral com Cibele Forjaz e Antônio Araújo (Teatro da Vertigem). Foi aluno especial nos cursos de Performance, Mímica para o Ator e Pedagogia Teatral no depto. de Pós-graduação da ECA/USP. Leciona na área da Pedagogia Teatral há 20 anos. Docente no curso de pós graduação da Faculdade Paulista de Artes; Escola de Artes Recriarte, Artista-orientador do Programa Teatro Vocacional da SMC e Consultor de Artes Integradas na área de Educação Inclusiva na instituição Mais Diferenças. Foi educador na Oficina de Vivência em Teatro Musical no SESI Campinas. Dirigiu mais de 30 espetáculos e trabalhou com Gerald Thomas, CPT Antunes Filho, Zé Celso Martinez Correa, Myriam Muniz, Celso Fratesch, Antônio Araújo, Ivaldo Bertazzo, Antônio Januzelli, Marcelo Lazaratto, Célia Helena, Helio Cícero, Cristiane Paoli Quito, entre outros. Premiado como “Ator Revelação Latino” na Mostra Paralela do Festival Internacional de Berlim-Alemanha.  Foi integrante do grupo “Desvio Coletivo” com o espetáculo performativo PULSÃO – direção de Marcos Bulhões. Tem experiência na área de artes, com ênfase em Encenação e Interpretação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Processo de Criação Colaborativa, Direção teatral, Performance e Intervenção Urbana, Encenação Contemporânea e Teatro Musical.

frank-tavanti

FRANK TAVANTI

ATOR, BAILARINO E COREÓGRAFO iniciou seus estudos em Dança/Teatro em 1995 no Balé da Cidade de Rio Preto. Graduado em Educação Física e Fisiologia do exercício, especializou-se em Teatro no ano de 2003 pela Escola de Teatro Ewerton de Castro. Mais tarde aliou seus estudos em “Movimento para o Ator” na LABAN/BARTENIEFF Institute of Movement Studies NY e Teatro de Contemporaneo pela PUC-SP TUCA. Fez aulas na Cia de Pina Bausch, no IALS Istituto Addestramento Lavoratori dello Spettacolo/Italia e Tanzquartier Wien (Método contemporary dance Fusion Forsythe). Criador do Projeto Social KD Cia de Dança e dirigiu a T.F. Style Cia de Dança. Participou de grandes trabalhos como Hoje é dia de Rock, de José Vicente, Piquenique no Front, de Fernando Arrabal, É ou não é um animal (obra inspirada no conto de Murilo Rubião); musical O Primo Basílio, de Eça de Queiroz e musical O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint Exupéry e “ O Unicornio” de Hilda Hilst.
Participou do curta metragem “Eu so vim telefonar”, recentemente esteve no elenco do musical “O Homem de La Mancha”, “ Mulheres a beira de um ataque de nervos”, ambos com direção de Miguel Falabella contracenando com Marisa Ortiz, Totia Meireles, Stella Miranda e Juan Alba. Ministra aulas de condicionamento físico e consciência corporal na escola de Teatro Musical “Teen Broadway”.
Artista Orientador em Dança no Centro Cultural da Penha e Curso Técnico em Teatro Musical do SESI – SP.

adriano-fanti

ADRIANO FANTI

Formado em Teatro Musical pela renomada Guildford School of Acting (University of Surrey) na Inglaterra, onde fez parte de musicais como Pippin, Grease, Godspell, Chess, Man of La Mancha, Moby Dick, Saturday Night Fever, A Man of No Importance entre outros pelo Reino Unido, Portugal, Suíça e Alemanha. Dirigiu espetáculos como Bitter Sweet, The Lover’s Vows e A Winter’s Tale. Na Inglaterra também participou de campanhas publicitárias, filmes e criou seu programa para BBC. No Brasil, integrou os elencos de Grease o Musical, Comunità,On Broadway, Memórias de um Gigolo de Miguel Falabella e produziu e atuou na leitura dramática do musical Da Broadway The Light in the Piazza
Na tv, além de campanhas publicitárias, participou da novela Haja Coração da Rede Globo.
Como professor de canto deu aulas na escola e faculdade de música Souza Lima, no curso profissionalizante de teatro musical do Sesi e na inglaterra na Stage Coach e na Razzamataz Theatre Schools.

Pré-Matrícula On-line

error: Conteúdo bloqueado para cópia e protegido por leis de direitos autoriais. Para informações entre em contato com o Administrador.