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Moda uma Questão de Paixão

Postado em 24 de junho de 2019

Extraido do livro Admirável Mundo MTV Brasil por R.M.Catellani

Viajando pelo universo MTV, entendemos que não só os jovens do target de 12 a 18
anos, mas todos; de oito a oitenta anos, que se afinam com suas idéias, com a
criatividade, com o novo e com o irreverente, curtem bastante essa emissora.
Podemos fazer vários paralelos com a filosofia da emissora e o universo da moda, pois
ela é reflexo da procura do novo, da mudança, que varia sempre, com liberdade,
individualidade de estilo, do gosto, da idéia, do capricho, da fantasia e das influências do
meio. Tudo está em cada um de nós, no intuito de expressar o que sentimos, o que
somos (ou que pensamos ser), refletindo sobre a busca de nós mesmos. Esse sentir
reflete muito o jovem “antenado” e, conseqüentemente, o telespectador MTV, que
procura com toda a força a verdade do seu “eu”, desbravar com muita garra a selva de
códigos e preconceitos em busca da liberdade, de “respirar e transpirar” coisas bonitas,
sem compromisso fechado com a forma, mas sim com o conteúdo autêntico e atual.
Adriane Galisteu, que iniciou sua carreira de apresentadora nessa emissora, afirmou “O
contato real com as pessoas atinge todos os jovens de nosso país e toda a pessoa de bom
gosto” pg 164. in “Admirável mundo TV Brasil”. Portanto, a moda, como
comportamento, expressando aquilo em que as pessoas acreditam ou querem transmitir,
é com certeza um fator de satisfação por meio do qual as pessoas se vestem, traduzindose no bem-estar estético, na “viagem” das cores, dos padrões e das texturas, em que há
propostas para todos os gostos! A roupa aumenta nossa força psicológica, atuando como
extensão do corpo e da mente, dando-lhe efeito semântico (signo e significado).Falando
de comportamento, não podemos deixar de destacar que a moda atual é cada vez mais
individual e criativa, baseada numa melange de tendências aparentemente disparatadas,
mutantes e inovadoras, expressão do estado de espírito que busca sua identidade em
sensações puras e fortes, na música, no esporte e agora mais intensamente nas questões
sociais.

Na vida cotidiana aberta para o mundo, as peças tradicionais ganharam um look
individual e criativo, misturando texturas, volumes e proporções, brincando de forma
irreverente com os antigos padrões. Tão jovem quanto a balzaquiana contracultura, mas
hoje acessível a todos que vêem a mudança, o diferente, com bons olhos!”.Uma pesquisa
e uma exposição sobre os estilos de rua em Londres, em 1999, mostrou que o fenômeno
da moda de rua iniciou nos anos 1940, imaginem! Portanto, nada é tão novo assim!A
criação muito fértil atualmente estimula ambos os lados. A streetwear e, mais à frente, o
look urbano, como canal do espírito do novo, deságua pelo estilo jovem, que não é mais
somente um estilo de vestir, mas um estilo de vida. Sua evolução é contínua,
miscigenando detalhes do workwear, o surfwear o skatewear, nos diferentes estilos
musicais e suas variadas vertentes, nos movimentos sociais e culturais, na média
globalizada, brincando com todos os conceitos.

Os VJs são unânimes em afirmar que só vestem o que é “a cara” deles ou algo que
demonstre o que eles estão sentindo naquele momento, sempre em sintonia com o
novo, mesmo que seja um “revival” criativo! Todos os projetos que são criados com
música, moda, imagem, comportamento, quebra de tabus, muito se deve a MTV. Ela traz
essa visualização da música, essa carga de informações, novidades, é a pioneira em falar
diretamente com o jovem, usando sua linguagem. Cazé nos anos 80 definiu a identidade
televisiva no programa “Teleguiado”-”Era difícil encontrar algo que viesse ao encontro
ao meu gosto, e o momento da grande descoberta foi o terno cuja marca preferida era
Hugo Boss, chiquérrimo, que virou minha marca registrada, além dos curtidíssimos
óculos amarelos. Em um momento muito especial e extravagante, posso usar um
costume da Cavalera ou da Brith Colony, mas sempre com muita elegância!”Atualmente
a irreverência continua a mesma! E com muita classe na indumentária! O “Miau” é
apresentado por um VJ “very fashion retrô”! Com a liberdade de gêneros temos muito o
que “degustar” na criatividade destes guerreiros da Arte da comunicação! Moda e
comportamento englobam tudo: ideologias, valores sociais, culturais, étnicos,
geográficos e climáticos, envolvendo as necessidades psicológicas sentidas e criadas,
com o objetivo de satisfazer e acentuar a personalidade de cada um. Algumas vezes
competindo, ou demonstrando status, satisfazendo a necessidade imemorial do ser
humano de se proteger e de se exibir, destacando-se pela ousadia, seja ela qual for, além
de se identificar com sua tribo ou grupo de convívio, tudo é forma de identificação neste
mundo global.

A indústria da moda nos eventos Fashion Week, é uma ótima representação da “cara”
dos jovens, reunindo todas as tribos que querem curtir esse frenesi que é a moda atual.
Nesse tipo de evento podemos contar, com certeza, com a presença dos VJs da MTV, que
representam um sugestivo filão da juventude brasileira.Descontraída, confortável,
liberta de coações, os looks rasgado, desfiado, trash, coot, hard, clochard, póvera, glam,
punk, tipográfico, refletem a verdade ideológica de nossos tempos numa aparentemente
“melange” fragmentada, porém profundamente coerente.Desde a libertação do jugo da
alta-costura, optou-se por estilos dos mais excêntricos aos mais clássicos ou pela
justaposição dos mesmos, num efervescente fluxo de criatividade: a moda marginal punk
rock, a modernidade futurista com vistas à eterna juventude iniciada Correges na
década de 1970, o classicismo inspirado por Chanel, a sensualidade de Azedine Alaya, o
vamp de Tierry Mugler, o monacal acético de Rey Kawakubo, o “clochard” de Commme
lês Garçons, ou as misturas irônicas de Gaultier.A liberdade e a democracia na moda,
vêm ao encontro direto do jovem e dos espíritos jovens, seduzindo, renovando,
reciclando valores.A MTV é um forte instrumento de integração e formação, que
posiciona o indivíduo, fazendo-o reciclar seus conceitos e opiniões, diversificando
modelos e valores de referência, que nos levam a uma nova visão e a um novo conceito.
É uma emissora de vanguarda, que tem como importante função, de mostrar a música
jovem atual, nacional e internacional, questionar, informar e orientar em todos questões
de comportamento, com autenticidade, quebrando tabus, entre eles a moda, como
forma expressão e desenvolvimento do critério estético. Eu como, comunicadora visual,
fico literalmente ligada nas vinhetas supercriativas e no visual descoladíssimo; referência
para todo o criador de vanguarda. Os VJs continuam a cativar o jovem e ao coração
jovem, posicionando no cibermundo, na comunidade vIrtual, que está cada vez mais viva,
cada vez mais mutante, estimulando todos os tipos de Inteligência.Essa turma jovem
“espertíssima”, apta para informar e formar os jovens, com liberdade nas idéias, libertando
as mil facetas da personalidade, brindando a todos com seu talento! Valeu MTV!

R. M. Catellani
maio 2019