Hoje é o dia Dia Nacional do Teatro 19 de setembro

Postado em 19 de setembro de 2018

Hoje é dia do Teatro, mas para nós, o Teatro está em todos os nossos dias!

Temos visto gerações e gerações de talentosos aspirantes a Atores profissionais ou amadores, vivenciarem tantas vidas diferentes, e a partir daí começarem a compreender melhor a complexidade e a beleza da sua própria vida.

Temos visto Jovens de todas as idades, de 4 a 90 anos, sem limites formais, sem preconceitos, sem medo de arriscar um gesto, um sorriso, uma expressão diferente ou um sentimento ainda não partllhado, dividirem através do Teatro, o que há de mais precioso em nós: A nossa verdade interior.

Temos presenciado tantas pessoas, de todos os gêneros, raças, etnias, culturas e continentes, descobrirem em si a coragem de enxergarem para além dos refletores, da purpurina e da forma e assim, conseguirem tocar os seus pares e todos ao seu redor, com a sensibilidade da Arte contida em si.

Somos entusiastas por todos que se dão a chance de vivenciar uma experiência dentro do Teatro, porque Ele é vida, Ele é desafio, Ele é poesia, Ele é prazer, e principalmente, Ele é um elemento fundamental da composição humana, porque proporciona a condição das pessoas se comunicarem melhor e o mais importante: Aprenderem a se colocar no lugar do outro!

Quando vivenciamos uma personagem, seja ela qual for, começamos a perceber a existência a partir da ótica do outro, e isso nos ensina a mágica e maravilhosa potencialidade das diferenças que no Teatro não afastam ou segregam pessoas, mas sim, agregam, complementam, transformam e nos provam que somos fruto de uma mesma semente, espalhada pelos vastos campos do universo.

Talvez seja por isso que os Atores são chamados de “loucos”, por que ficam horas a fio nos seus cursos ou grupos, pesquisando, aprendendo ou ensaiando uma única peça, ou mesmo aqueles outros que todo final de semana comemoram o descanso e lazer de toda humanidade,viajando dentro deste “túnel do tempo” mágico e sem fim, chamado “espetáculo”, que transformam os seus dias em dias mais leves, mais humanos e sem dúvida, mais felizes.

Hoje é dia do Teatro, e como na ancestralidade, recorremos à Arte Teatral para nos ligarmos, ou religarmos ao que há de melhor em nós, na direção do Universo, mas sem nunca nos esquecermos daquele que está próximo, com quem dividimos as falas da nossa existência, os papeis dos nossos dias e principalmente o espetáculo maior, que chamamos VIDA!