CURSO DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
AIR TV /2017

 

Ementa:

Técnicas fotográficas para cinema e vídeo. Concepções de luz e cor. A arte da fotografia, enquanto escritura com luz. Análise da fotografia no contexto da história da arte. A fotografia nos diferentes gêneros de filmes e tendências fotográficas. As novas tecnologias das câmeras no mercado atual. A fotografia do gênero documental e ficcional.

 

Objetivos:

 

O processo cinematográfico e a arte do fazer cinema tem uma base única e inegável: A imagem! Muitos profissionais estão envolvidos no processo de construção de um filme. Por isso, entender sobre a fotografia e como as imagens são formadas é fundamental para que todos falem a mesma língua no set. Isso garante um bom resultado final de um filme. A formação visual é um conhecimento fundamental para futuros diretores.

 

Objetivos específicos:

 

Propiciar ao aluno o conhecimento do equipamento fotográfico e a importância da iluminação para a composição de imagens. Despertar a visão crítica do aluno, propiciando o conhecimento e uso da imagem nas mais diferentes situações e gêneros. Apresentar os diferentes usos da iluminação e suas características principais.

Conteúdo Programático
 

Conceitos fotográficos

–          Breve histórico

–          Características de significação

Composição fotográfica

–          Ponto de vista e seleção

–          Leitura da imagem (percepção/análise e reflexão)

–          Elementos de composição

Câmeras fotográficas

–          Tipos e funcionamento

–          Regulagens básicas

Fotômetros

–          Tipos e funcionamento

–          Atividades laboratoriais (prática)

–          Projetos fotográficos

–          Fotometria externa e de estúdio

Iluminação

–          Tipos de luz

–          Características

–          Acessórios especiais

Anteparos fotográficos

–          Tipos e uso específico

A imagem em uma produção audiovisual.

–          A fotografia still e a fotografia em movimento

–       A relação com a equipe.

–       Decupagem técnica de fotografia.

–       Criação e concepção estética.

–       Definição de equipamentos.

–       Set de gravação.

–       A fotografia e a iluminação e os principais gêneros televisuais

Fotografia em vídeo

–       A formação da imagem videográfica

–       Aspectos técnicos da imagem

–       Luminância, crominância, pedestal, gama, balanceamento e hue.

–       Equipamentos de captação analógica e digital

Fotografia em movimento

–          Movimento na luz e movimento da luz

–          Efeitos de luz

–          Intenção da iluminação

–          Planos de iluminação

–          Marcação de luz

Aspectos da linguagem:

–          Elementos técnicos: formato, relação abertura/velocidade e gama.

–          Elementos plásticos: enquadramento, luz, composição

–          Efeitos de dimensão: perspectiva, composição frontal, utilização das formas geométricas.

–          Elementos teóricos (metáfora, elipse, etc.)

Elementos narrativos.

 

Metodologia:

 

Aulas teórico-práticas, com atividades simultâneas. Seminários e análise em sala. Atividades práticas externas e em estúdio. Discussões sobre a função da fotografia. Uso didático de recursos visuais para ilustrar com exemplos fotográficos. Palestras com profissionais da área.

 

Bibliografia:

 

ADES, Eduardo e KAUFMAN, Mariana (org.). Luz em movimento a fotografia no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2007.

ANDIÓN, Margarita Ledo. Cine de fotógrafos. Barcelona:Editorial Gustavo Gili, 2005.

ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história – a fotografia do cinema. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004.

MOURA, Edgar. 50 anos luz câmera ação. São Paulo: Senac, 2001.

WATTS, Harris. Direção de câmera – um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo: Summus Editorial, 1992.

Pré-Matrícula On-line

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