CURSO TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES

O diferencial pedagógico da Escola Recriarte está baseado em mais de vinte anos de experiência na área de Design de interiores. São características da Escola:
– Pequeno número de alunos por turma, o que permite um maior acompanhamento do professor.
– Supervisão direta da coordenação. O aluno sempre terá uma aula ao menos com o coordenador.
– Integração entre as disciplinas. Devido ao acompanhamento da coordenação, a integração entre as diversas disciplinas é facilitada. Vários exercícios são abrangem mais de uma disciplina; não há disciplinas independentes.
– Computação gráfica não apenas está integrada à disciplina de Projeto mas também dá um panorama geral de todos os CADs existentes no mercado na área de Design de Interiores.
As disciplinas de História do Mobiliário, História da Arte e História da Decoração (exclusiva na Escola) também se articulam com as disciplinas de Projeto.

O curso detalha e aperfeiçoa muito mais as questões abordadas no curso livre de decoração, tanto ao nível de aprofundamento nos temas, quanto na quantidade de exercícios. Além disso, amplia a preparação do futuro profissional com maior embasamento teórico e abrindo o leque dos aspectos relativos à decoração que são abordados. Fornece também a qualificação de técnico em desenhista de mobiliário. São dois certificados em apenas um curso.

Dá ao aluno a possibilidade de obter registro na ABD (Associação Brasileira de Arquitetos de Interiores e Decoradores) como profissional de nível técnico habilitado pelo MEC em todo o país. Para isso, tem como pré-requisito ter cursado ou estar cursando o segundo grau do nível médio.

Prepara o aluno para trabalhar na organização estético-funcional dos espaços interiores. O aluno aprende as várias etapas do projeto de decoração (levantamento do espaço existente, entrevista com o cliente, desenvolvimento de propostas, apresentação gráfica artefinalizada das propostas, execução do projeto, etc.), os diversos aspectos envolvidos no projeto de interiores (cores, iluminação, materiais e técnicas expressivos, história da arte e mobiliário), assim como as características decorativas específicas dos tipos básicos de ambiente (cozinhas, banheiros, espaços sociais, quartos, ambientes comerciais, etc.).

O curso é voltado para quem deseja trabalhar como decorador profissionalmente, desenvolvendo projetos como autônomo ou trabalhando junto a escritórios de decoração ou arquitetura. É indicado também para quem trabalha na área de vendas em qualquer ramo que envolva decoração (papéis de parede, materiais de revestimento, móveis, objetos de iluminação, etc.).

Dá ao aluno a possibilidade de obter registro na ABD (Associação Brasileira de Arquitetos de Interiores e Decoradores) como profissional de nível técnico habilitado pelo MEC em todo o país. Para isso, tem como pré-requisito ter cursado ou estar cursando o segundo grau do nível médio.

O profissional de design de interiores será preparado para:
Desenvolver a capacidade intelectual e a criatividade, necessários ao desenvolvimento de projetos e enfrentar e solucionar os problemas pertinentes. O profissional será especialmente preparado para ter condições de conceber suas idéias levando em conta as necessidades de inovação e criatividade necessárias à criação de um estilo próprio e de adaptá-lo às necessidades específicas do cliente.

Fazer uma leitura e análise espacial das características do espaço existente e propor soluções adequadas às atividades que serão desenvolvidas no local, adaptando-o ou criando-o, assim como dar todas as condições de conforto visual, acústico e térmico ao ambiente. Também terá condições de gerenciar projetos em espaços residenciais, espaços públicos comerciais e de serviços em geral, assim como suas necessidades afins como estacionamentos, locais de circulação de pedestre e veículos, etc.

Comunicar-se e expressar-se verbal e oralmente com o cliente, identificando e interpretando suas necessidades e particularidades estéticas pessoais e dos componentes de sua família, coletando assim elementos para a concepção da proposta de intervenção espacial e que esteja também de acordo com as condições econômicas do cliente. Fazer orçamento, planilha de custos, cronograma e organograma das etapas necessárias. Estará igualmente ciente das questões éticas e normas de defesa do consumidor no que for pertinente à sua relação com o cliente.
Conferir harmonia entre as linhas e equilíbrio entre as formas, escolha de cores e texturas e seus efeitos na interação espacial com as formas, e de levar em consideração também a proporcionalidade espacial de cada ambiente e de suas funções específicas juntamente com os efeitos estéticos. Conhecer e ter condições de interpretar a evolução histórica da arte, do mobiliário e da decoração de ambientes, sabendo aplicá-los de acordo com a conveniência do projeto e do cliente.

Conhecer, aplicar e projetar mobiliário e objetos utilizados em decoração, condizentes com os espaços internos. Também estará habilitado para conhecer as opções de elementos têxteis, tapeçarias e materiais de revestimento e acabamento, assim como as técnicas necessárias para especificação e aplicação técnica de cada material.
Representar suas idéias e concepções espaciais em nível de croquis, de projeto, envolvendo todos os elementos necessários à elaboração e implementação de um projeto de decoração com o necessário nível de detalhamento. Incluem-se desenho em meios gráficos ou de outro tipo para elaboração de propostas em nível de planta baixa, cortes elevações e perspectivas, todos em escala, assim como suas bases em desenho geométrico.

Ter condições de inteirar-se das tecnologias disponíveis nas áreas de ergonomia, construção, equipamentos de iluminação e ventilação, temperatura e acústica, assim como necessidades hidro-sanitárias e elétricas. E terá preparo para conscientizar-se da necessidade de estudos e pesquisas a nível técnico para atualizar-se das inovações que surgirão com o tempo. Terá condições inclusive de utilizar-se de aplicativos de informática e pesquisas na internet
Ler, interpretar e analisar legislação e normas técnicas, assim como planejar a execução e suas etapas, compra e venda dos materiais necessários, manutenção e contratação de mão de obra especializada, produzindo relatórios, documentos necessários à organização, administração do projeto, gerenciamento da execução e mão de obra e assessoria.

DESENHO DE OBSERVAÇÃO
Desenvolvimento da percepção visual e senso de espacialidade através da observação. Introdução ao desenho expressivo (texturas, luz e sombra aplicada em objetos e espaços). Noções de perspectiva (1, 2 e 3 pontos de fuga – objetos)

DESENHO DE TÉCNICO
Desenho geométrico e instrumentação técnica, projeção ortogonal (plantas, cortes, fachadas). Código de representação gráfica. Representação de portas, janelas e demais detalhes. Perspectiva técnica. Desenho de elementos arquitetônicos e estruturais. Arte-finalização do desenho.

DESENHO DO MOBILIÁRIO
Design de móveis: armários, estantes, sofás, poltronas, mesas, cadeiras, camas, outros. Tecnologia dos materiais aplicada e detalhamento para execução.

HISTÓRIA DA ARTE
História da arte: Antigüidade, Idade Média, Renascimento, Maneirismo, Barroco, Rococó, Neoclássico, Romântico, Realismo, Impressionismo, Vanguardas, Arte Contemporânea, Arte no Brasil.

HISTÓRIA DO MOBILIÁRIO E DA DECORAÇÃO
História do mobiliário: Antigüidade, Idade Média, Renascimento Espanhol e Italiano, Mobiliário Europeu – Inglês, Francês, outros países, mobiliário Moderno e Contemporâneo, Mobiliário no Brasil.

MATERIAIS E REVESTIMENTO
Materiais expressivos (tecido, madeira, cerâmica, estamparia, pedras, compostos, vidro, plástico, metais, têxteis, tapeçarias). Materiais de revestimento e acabamento

PSICOSOCIOLOGIA
Psicologia do cliente: relações individuais e coletivas, adaptação às necessidades específicas do cliente, comunicação e expressão verbal e oralmente com o cliente. Identificação e interpretação das necessidades e particularidades estéticas pessoais do cliente, e encaminhamento dos processos e etapas de projeto.

INFORMÁTICA APLICADA NO ROJETO
Noções de computação gráfica. Projeto EM CAD 2d, CAD 3d. Desenvolvimento e apresentação de um projeto em CAD. Detalhamento de execução e perspectivas de apresentação incluindo cor e textura.

PROJETO DE DECORAÇÃO
Projeto de decoração completo (determinação de mobiliário, materiais, iluminação, texturas). Projetos de execução da decoração em planta baixa, cortes, perspectiva, detalhamento. Teoria das cores e cor aplicada no espaço. Projeto (cozinhas, quarto, closet, banheiro, corredores, sala íntima, salas, mezaninos, ambientes sociais, etc.). Projetos de espaços públicos (comerciais, administrativos, serviços, institucionais, culturais e outros). Elementos de decoração. Instalações hidráulico-sanitárias, projeto de iluminação e acondicionamento acústico. Memorial descritivo, orçamento, cronograma, honorários, contrato, orçamento, planilha de custos, cronograma e organograma das etapas necessárias. Legislação e normas técnicas. Ética profissional.

Detalhes do curso

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NOSSOS DIFERENCIAIS

 

Porque estudar na RECRIARTE?
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  • Nossa Escola é a mais tradicional do Brasil, que reúne todos os cursos de formação artística, com mais de 40 anos de sucesso;
  • Já formamos mais de 30 mil alunos;
  • Ganhamos 42 prêmios nacionais e internacionais pelo trabalho ininterrupto em prol da formação artística e comunicacional;
  • Criamos e desenvolvemos o exclusivo Método Interself*, reconhecido internacionalmente e aplicado em diversas partes do Brasil e do exterior;
  • Também desenvolvemos o SETA** – Sistema de Ensino Teatral Aplicado, que direciona os alunos para as melhores opções de turmas, para seu desenvolvimento;
  • Contamos com uma equipe de grandes Artistas e Educadores – todos qualificados com titulações de Doutores, Mestres e Especialistas, além de uma Coordenação Ativa e sempre presente;
  • Dispomos de 05 Unidades, além de 05 Teatros com uma programação cultural constante e espaços para exposições artísticas;
  • Criamos o Projeto Mestre***, voltado para a formação comunicacional docente e corporativa, e hoje é uma referência na formação de professores;
  • Seremos em breve uma Fundação Artística, para que o patrimônio educacional e metodológico conquistado seja um bem sustentável para as futuras gerações de alunos e professores.


Método Interself tem como base a formação artesanal e especializada do aluno, desde a formação inicial, até uma possível formação profissional na área escolhida, levando em consideração suas características pessoais, suas aptidões, suas dificuldades, suas experiências e seus anseios, para que assim, seja traçada uma formação artística que atenda a cada um de maneira personalizada e proporcione uma experiência artística transformadora.

** O SETA é um sistema de ensino teatral aplicado que aceita os alunos com diversas formações anteriores, ou mesmo sem qualquer referência e direciona sua formação, indicando a cada período o Núcleo que melhor atende às suas necessidades e interesses.

***Projeto Mestre utiliza técnicas teatrais para a formação docente universitária, além de dar suporte ao universo corporativo, treinando equipes de grandes empresas, além de profissionais liberais de áreas diversas.