CURSO DE PRODUÇÃO PARA CINEMA
AIR TV /2017

 

EMENTA:

Processo de realização de filmes. Pré-produção, argumento, roteiro, filmagem, direção, equipe técnica, montagem, finalização, mixagem, transcrição de som, etc. O cinema brasileiro contemporâneo. Os serviços cinematográficos. O curta metragem brasileiro. Especificidades. A lei do curta. Organização e montagem de mostras cinematográficas. Estratégias de divulgação.

OBJETIVO:

O curso tem o objetivo de apresentar um panorama geral da atividade cinematográfica realizada no Brasil, destacando o papel do setor de produção. Terá como foco central a apresentação das diversas fases da realização de um filme, desde a escolha do projeto até o seu lançamento comercial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– Cadeia produtiva cinematográfica: produção, distribuição e exibição;
– O Produtor no cinema: produtor, produtor executivo, produtor de elenco, produtor de alimentação, produtor de set, produtor de transporte, produtor de locação e assistentes de produção.
– Planejamento, Elaboração de projetos, Orçamento;
– Captação de recursos, editais e Leis de incentivo Fiscal estadual e federal, Lei do audiovisual;
– Produção Cinematográfica – setores de um set de filmagem e os profissionais da área;

– Planilhas: Decupagem técnica, Ordem do dia, roteiro técnico (análise técnica do roteiro), contratos, notas contratuais, recibos, cartas de agradecimento, receptivo, ofícios, etc.
– Prática de produção com a realização de curtas-metragens.

METODOLOGIA:

– Aulas expositivas com recursos audiovisuais;

– Exibição de filmes;

– Práticas de Set.

 

BIBLIOGRAFIA:

– KELLINSON, Catherine. Produção e direção para TV e vídeo. Uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007.

– MARQUES, Aída. Idéias em Movimento. Produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

– RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. ​

 

 

CURSO DE DIREÇÃO DE PRODUTOS CINEMATOGRAFICOS –  AIR TV/2017

 

EMENTA:

As funções do diretor cinematográfico: concepção artística e mise-en-scène. Decupagem audiovisual. A direção e os gêneros audiovisuais. Direção de atores: a relação entre ator e câmera a partir da aplicação da linguagem audiovisual. A organização dos elementos internos da narrativa para atingir os efeitos pretendidos. O papel do assistente de direção e do continuista. A relação entre o diretor e os diversos departamentos de uma equipe audiovisual. Criação de cenas: do papel à imagem.

OBJETIVO:

O componente tem como propósito discutir o processo conceitual e o criativo da direção cinematográfica. Estudar estilos, tendências e escolas cinematográficas com o propósito de entender qual é o papel de um diretor, mostrando e avaliando quais são os seus instrumentos de trabalho necessários à realização de um filme ou de um produto audiovisual.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– As origens da direção cinematográfica;

– Estilos da direção cinematográfica;

– Com um diretor identifica seus temas;

– Como desenvolver suas idéias para história;

– As práticas cinematográficas do diretor;

– Métodos dramatúrgicos no cinema;

– Construção dos personagens e a encenação cinematográfica;

– Narrativa: formatos e estilos;

– Espaço, ambientes estilizados: a direção e direção de arte – cenário e figurino-;

– Imagem e a visão do filme: a direção e a fotografia como elemento da invenção e criação;

– Direção de atores sustentação e construção de personagens

– Imagem e a estruturação do filme: direção e montagem como elemento da construção dramática do filme;

– Imagem e som: direção e direção de música e trilha sonora como organização da sonoridade do filme;

– Processos de finalização do filme: do corte final à mixagem;

METODOLOGIA:

Aulas teórico práticas com utilização de recursos audiovisuais

Será solicitado aos alunos a realização de um curta metragem de até 8 minutos.

 

BIBLIOGRAFIA:

MAMET, David. Sobre direção de cinema. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

SERAFIM, José Francisco (Org.). Autor e autoria no cinema e na televisão. Salvador: EDUFBA, 2009.

RABIGER, Michael. Direção de cinema: técnicas e estética. Rio de Janeiro: Elsevier,Campus 2007.

Pré-Matrícula On-line

error: Content is protected !!