ARTERAPIA – Arte do bem estar, através da Arte.

Postado em 28 de fevereiro de 2021

Por Gabriel Veiga Catellani

Estamos num momento único para a o universo da Arte,  neste novo milênio!

Ela passou de mera coadjuvante do lazer e entretenimento, para protagonista de uma revolução na terapia de pessoas individualmente e de famílias inteiras, espalhadas por todo o Planeta Terra.

Logo que foi decretada necessidade de isolamento social, por conta da pandemia que assolou o mundo, as famílias começaram uma nova trajetória de rotinas familiares e internas, de convivência para o dia a dia.

Após a auforia e porque não dizer, da “novidade”, que significava uma convivência familiar intensa e próxima, as pessoas começaram a perceber a importância de terem válvulas de escape para aguentarem o isolamento e todas as suas consequências.

Primeiro foram os programas na telinha, com  filmes inéditos e outros não tão inéditos, depois os jogos de última geração e por fim, a realização de uma infinidade  de cursos  em todas as áreas, com destaque para  cursos de Arte Digital, que ensinam tudo o que uma pessoa necessita aprender para ser vista e valorizada, a partir da Internet e Redes Sociais.

No ano passado a renomada revista “Brain, hehavoir, and immunity”, que traduzida para o português quer dizer: “Cérebro, Comportamento e Imunidade”, pesquisou e investigou o impacto da Covid-19 em países referenciais, como por exemplo, a Espanha. Entre os entrevistados, mais de 50%, isso mesmo, mais que 50% das pessoas apresentaram e informaram algum tipo de impacto psicológico pelo difícil momento coletivo. O mais comum é a ansiedade, acompanhada por sintomas depressivos e também stress pós-traumático.

Mas a excelente notícia que o referido artigo científico aponta em destaque,  diz respeito ao  “bem-estar espiritual”  que o contato com a Arte proporciona.

A pesquisa confirma que a Arte vivenciada em suas diversas vertentes,  é um fator poderoso de proteção para a sanidade interior de pessoas de todas as idades, e é e promove estímulos e realizações que amenizam todo e qualquer ponto de negatividade, baixa estima e principalmente, prazer em ser e viver.

É muito comum em qualquer sociedade bem desenvolvida, qualquer grande Empresa ter um departamento inteiro voltado para a “Arteterapia”, que não só melhora o “astral” da coletividade, como também auxilia no aumento da produtividade e bem estar.

A Arte Educadora e Pedagoga, Nanci Hass da Cruz, nos lembra que a Arteterapia é uma prática terapêutica que tem como objetivo conduzir  o individuo, individualmente ou em grupo, ao conhecimento de si mesmo, porque  visa a estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes, ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência e o desenvolvimento da personalidade.

Porém, o melhor de tudo isso é que a Autora afirma,  através de pesquisas e relatos cientificamente analisados,  que a  Arte favorece a emersão do indivíduo para o mundo e ao mesmo tempo proporciona uma imersão para o reconhecimento de talentos, possibilidades e principalmente de aceitação e alegria.

Quem de nós não teve alguma  doença, ou trauma,  ou ainda dificuldades na vida? Todos passam na existência por perdas, por respostas negativas e por desafios que atingem integralmente nosso interior.  Por isso a  Arteterapia em consonância com cursos de Arte aplicados, antes de tudo busca  melhorar a autoestima, lidar melhor com sintomas de estresse e experiências traumáticas, e o melhor: consegue desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais, para que que qualquer participante possa desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.

Vivenciar as diferentes técnicas e universos artísticos auxilia o aluno ou interessado,  em melhorar sua performance de vida, de forma única e comprovada.

 Conhecer e se reconhecer, por meio do Desenho, da  Pintura,  da Escultura, da Contação de Histórias, e principalmente do Teatro como expressão humana, acompanhado de jogos lúdicos que trabalhem a expressão expressão corporal, além da vocal, dos sons e da música, farão toda a diferença na existência de quem se der este presente que não tem preço

A arte favorece a emersão dos potenciais personalizados e únicos de quem a vivencia e  trabalha com conteúdos psíquicos de maneira mais leve e prazerosa,  o que se transforma em bálsamo transformador, para uma melhor qualidade de vida.

A Professora Nanci Cruz nos lembra que o Arteterapeuta mergulha junto com o cliente num mundo imaginário e ao mesmo tempo real, conduzindo-o na busca do autoconhecimento. E, neste processo, o cliente entra em contato com conteúdos submersos do inconsciente para reconhecê-los e aprender a viver da melhor maneira possível, preservando a saúde mental e corporal. Considerando o ser humano como um todo

Para aqueles aficionados na compreensão do universo psicológico que Entrelaça arte e psicologia analítica, sugerimos que leiam a obra desenvolvida por Carl Gustav Jung, que foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Ele propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida,  mas principalmente a ideia de” ARQUÉTIPO”( um modelo ancestral e inconsciente  que habita o coletivo).Na RECRIARTE, o Método “INTERSELF”,  que é exclusivo, criado e desenvolvido pela própria RECRIARTE,  durante muitas décadas, trabalha exatamente para estimular toda a efusão artística e expressiva, de maneira a personalizar o resultado e principalmente melhorar integralmente o interlocutor, tanto no que diz respeito a consciência do que realiza, bem como na condição de ao realizar um curso conseguir ter prazer e alegria, sempre.

Um aluno do curso de Teatro,   ou do curso de Desenho e Pintura, ou ainda um aluno de corpo ou dança,  ou à  Comunicação Corporativa, encontram na proposta da RECRIARTE, um verdadeiro bálsamo para vivenciar e ampliar o poder de realização da Arte, associado ao mais pleno  bem estar.

Se você está se sentindo sem ânimo, estímulo ou sem caminho, não esqueça que a Arte é uma grande aliada para seu equilíbrio e bem estar.  Não tenha medo de tentar e experimentar uma vivência através da Arte, seja em que modalidade for. Fará toda a diferença!

Venha e faça uma aula experimental totalmente gratuita na RECRIARTE para que conheça um pouco de cada curso e mais que isso, se descubra através da realização de uma proposta de formação artística.

E se você é de fora da Capital de São Paulo, em qualquer parte do Brasil e mesmo para aqueles que vivem no Exterior,  não tem problema, porque hoje a RECRIARTE tem cursos online em todas as áreas, além dos cursos presenciais.

Não esqueça nunca que Arte ajuda a Vida a ficar melhor!

ARTE É A TERAPIA DO BEM ESTAR

Por Gabriel Veiga Catellani

Fevereiro 2021