A escola

A RECRIARTE é uma das mais antigas e tradicionais Escolas de formação artística  do Brasil, com método próprio, reconhecido internacionalmente,o “Método Interself”,  que prestigia a personalidade artística de cada aluno.  É a única Escola de São Paulo que há mais de 40 anos conta com os mesmos gestores e com uma vasta  Equipe de Professores do mais alto nível e qualidade profissional em suas diversas Unidades espalhadas pela Cidade.

Já recebeu mais de 40 prêmios nacionais e internacionais e hoje é uma referência do que há de melhor na formação artística e comunicacional do Brasil. Tem uma proposta inédita de gerar acesso a toda população e por conta disso, tem as melhores condições em custo benefício, além de distribuir bolsas e gerar condição de trabalho e aplicação dos seus alunos vocacionados, no mercado de trabalho . Quem visita e faz uma aula, sempre fica! Conheça um pouco mais da nossa história:

1978

Nasce a RECRIARTE com uma Instituição totalmente gratuita de Arte, fundada pelos irmãos Gabriel Veiga Catellani e Regina Maria Catellani, com o objetivo de fomentar a formação Artística e Cultural, além de pesquisar uma metodologia própria, com base nas necessidades do Artista brasileiro, além lutar contra o ostracismo que o Brasil vivenciada na área da Arte e da Cultura, por conta da Ditadura Militar.

1982

Transforma-se em Escola regular de Arte, com cursos em todas as áreas da Arte  e inicia sua trajetória histórica na Unidade Matriz da Avenida Rebouças,esquina com Rua Oscar Freire, no centro de Galerias e Eventos de Arte,  transformando-se na primeira Escola particular representante da Academia de Arte de Roma no Brasil, além de ser uma pioneira no sistema de bolsas de estudo para estudantes de todas as classes sociais.

1983

Ganha seu primeiro Festival de Teatro, o FESTIVAL DA CIDADE DE SÃO PAULO,  com alunos da RECRIARTE, através do Grupo de Teatro RECRIARTE, e torna-se referência de formação artística com o resultado das áreas de Desenho, Música  e Dança, que também recebem diversos  prêmios e reconhecimento.

1985

Participa de diversos eventos nacionais, além de Festivais, com seus alunos e é reconhecida como uma nova referência na formação artística e cultural de São Paulo.

1987

Inaugura a sua sede própria Nacional em Pinheiros/Vila Madalena, com um conceito novo de formação artística e com a sedimentação do seu método próprio,  voltado para a formação artesanal de cada aluno, e o acompanhamento real das necessidades de cada um, gerando personalidade artística diferenciada na formação, em todas as áreas.

1989

Após ter recebido mais de 40 prêmios em Festivais e Eventos nacionais e internacionais, nas áreas de Teatro, Artes Visuais, Dança e Música, lança internacionalmente a pesquisa do seu “Método Interself”,  para avaliação oficial e detalhada dos principais Institutos de avaliação didático-pedagógicos do mundo. Seu diretor e fundador Gabriel Veiga Catellani é o primeiro Ator e Artista escolhido para ser Embaixador Cultural do Brasil na Europa, quando lança um Projeto de integração da Península Ibérica com o Brasil, além da integração artística de todos os países que partilham idiomas com corrente latina. Visitou 26 países e fez mais de 120 palestras sobre nossa Cultura, difundindo a ideia e o método desenvolvido pela RECRIARTE, que foi reconhecido, como “inovador”.

1991

Inaugura a primeira filial de Escola brasileira de Arte no Continente Europeu, com a RECRIARTE LISBOA, que complementou e sedimentou todo o trabalho de intrcâmbio cultural entre Brasil e Europa.

1992

Cria o primeiro “Centro Cultural Alternativo” dentro de uma Escola de Arte no Brasil, com 4 Salas de espetáculos alternativos na Vila Madalena, que se tornou referência da produção teatral, artística e cultural daquele período. Passaram pelo Projeto da RECRIARTE CULTURAL grandes nomes do Teatro e das Artes em temporadas e espetáculos que lotavam todas as dependências da RECRIARTE quando a Escola encerrava suas atividades. Recebeu vários prêmios por esta iniciativa inédita dentro de uma Escola de Arte.

1995

A RECRIARTE cria o primeiro projeto voltado para a formação didática do Professor, a partir das técnicas teatrais e se torna uma referência na área, com uma nova teoria para a formação docente, com foco no ensino superior,  chamada PROJETO MESTRE. Também tem grande repercussão com o resultado de seus alunos, que através de projetos próprios, ganham neste período mais de 20 prêmios nos maiores Festivais Nacionais. Realiza o seu primeiro longa metragem, totalmente independente com seus alunos e com as novas tecnologias voltadas para as mídias sociais. E neste ano recebe a aprovação internacional do seu método exclusivo, o “MÉTODO INTERSELF”.

1997

Ganha diversos Festivais em todo o Brasil e inicia projetos de incentivo próprio à Cultura, sem qualquer apoio ou patrocínio. E cria a parceria com a COMPANHIA DO ATOR, uma Usina criativa de repertório artístico, criado pelos fundadores da RECRIARTE, que se transformou numa das maiores Companhias de repertório do Brasil, e que hoje, 22 anos depois, conta com mais de 100 Atores e técnicos profissionais, a maioria vinda da própria RECRIARTE.

1999

Inaugura o seu primeiro Teatro próprio, o TEATRO DO ATOR, sem qualquer fomento ou verba externa. Restaura integralmente o Cinema que foi referência histórica para o Brasil, o Cine Bijou, e cria no mesmo espaço um Teatro que se tornou referência para o resgate do Teatro na Praça Roosevelt, no centro da Capital Paulistana, hoje com diversos Teatros.  Fomentou naquela região o Teatro e  a Cultura durante mais de 20 anos, com a importante marca  de 707.000 pessoas, que passaram por aquele Teatro histórico.

2001

Inicia o seu projeto de ampliação de Unidades e de formação de público através do Projeto “TEATRO E ARTE PARA TODOS” e começa a desenvolver o estudo para a implantação de franquias RECRIARTE em todo o Brasil, além de preparar a Escola para se transformar em Fundação, o que perpetuará a metodologia e os ideais desta grande proposta artística.

2006

Sua fundadora e coordenadora da área de Artes Visuais, Regina Maria Catellani, lança o importante glossário de moda ilustrado “MODA ILUSTRADA DE A a Z”, que virou uma referência no que de mais importante em termos de pesquisa sobre Moda. Já foi publicado no Brasil e no exterior, com grande sucesso.

2010

Recebe da Prefeitura de São Paulo através do seu trabalho em prol do Teatro de Rua e da Arte e Cultura, o título de “Patrimônio Imaterial da Cidade de São Paulo”.

2012

Representa o Brasil em diversos eventos e Congressos internacionais, inclusive no Festival Internacional de Teatro de Càdiz, na Espanha e na Feira de Arte e Teatro de Manresa, além do intercâmbio com Portugal e com os países da América Latina, no intuito de ampliar ainda mais os laços culturais e artísticos.

2013

Representa o Brasil no Festival Internacional de Teatro e Arte da Bolívia através do seu diretor, como jurado, e amplia o intercâmbio com alunos brasileiros e latinos de toda a América, e com as Escolas de todo o Continente Americano.

2016

Inaugura o seu primeiro “Polo Cultural “ dentro de Shoppings em São Paulo, com a inauguração do Polo Cultural Raposo Shopping, que agrega Escola Recriarte, Teatro para o grande público e Lounge Cultural para eventos e exposições. Este Polo já levou mais de 200.000 pessoas ao Teatro.

2017

Inaugura sua primeira Unidade franqueada na Zona Leste da Cidade de São Paulo, iniciando um novo ciclo de sucesso e expansão para todo o Brasil.

2018

Inaugura seu segundo Polo Cultural dentro de Shoppings, agora no Shopping WestPlaza, com duas Salas de Teatro, Escola e Lounge Cultural, com grande sucesso de público e crítica. Completa 20 anos da sua Companhia de Teatro que já atingiu mais de 2 milhões de pessoas com seus espetáculos, onde a maioria dos Atores são ex-alunos formados pela própria RECRIARTE.

2019

Foi escolhida como referência através dos seus Projetos artísticos e sociais neste anos, como Escola referência  por orgãos culturais  internacionais, além de preparar-se para o lançamento da  Fundação Recriarte, que dará suporte na formação artística para as próximas gerações, gerando oportunidade para a maior parte dos futuros Artistas brasileiros.

Participou recentemente do Centro de debates “Cruces de Critérios”, em Càdiz, na Espanha, na 34ª Edição do Festival Internacional de Teatro de Càdiz,  como representante do Brasil, onde foram apresentados pelo seu diretor e fundador Gabriel Veiga Catellani, todos os mecanismos que a RECRIARTE, a  COMPANHIA DO ATOR e a CONSTRUÇÃO TEATRAL,  desenvolvem dia a dia para aperfeiçoar a formação de seus alunos e também para fomentar a Cultura, através do Projeto “Teatro e Arte para Todos”.

Prepara-se agora para a inauguração de suas novas filiais e Unidades parceiras, além de novos Teatros e Polos Culturais.

2020

Prepara a inauguração de novas filiais e novos Polos Culturais dentro de Shopping Centers, além de já ter sido convidada para diversos encontros da Arte internacionais.

Também se prepara  para lançar o primeiro festival nacional de Escolas de Teatro de São Paulo, e um especial festival internacional.