Central de atendimento

(11) 3034-5598 (11) 2478-2074 (11) 2478-1146

(11) 2478-1641

UNIDADE BELENZINHO

(11) 2676-2325

CENTRAL ADMINISTRATIVA

(11) 2478-1641

UNIDADE SHOPPING WESTPLAZA

(11) 2476-0599

A Arte Cura!

Postado em 30 de julho de 2019

Quando afirmamos que a Arte é uma experiência transformadora é porque expande nossos horizontes e nos conduz além de nossa rotina diária para externar o que temos de mais verdadeiro em nossa alma, pela beleza dos sentimentos, sejam eles quais forem desde que sejam autênticos! Algo que nos dá felicidade, nos realiza enquanto indivíduos e como seres humanos, desde que somos parcela do todo!

A Arte como atividade e desenvolvimento humano em termos culturais, referentes à história da humanidade não é o foco desta reflexão, embora saibamos que os grandes artistas da humanidade traduziram as mais belas obras quando refletiam com intensidade os melhores sentimentos de sua alma.

A vida tem se tornado cada vez mais materialista, o que nos torna passivos, por vezes, diante da interferência da tecnologia.  Como reação o homem tem demonstrado, em todas as classes sociais, um desejo pela Arte e pelo artístico como um grito e clamor vindos do âmago do seu ser!

Arte, sempre e mais do que nunca na atualidade, é alimento, estímulo e luz às questões  sociais, ambientais, culturais etc.

A arte é muito eficaz na criação de significados ajudando a quem não consegue se exprimir em palavras,  estando são ou doente, ajudando a expressar principalmente os sentimentos que mais causam sofrimento o medo e a angustia etc  O canto, é uma das Artes que mais expressa o mundo interno, os melhores sonhos que a alma abriga, causando boas e novas sensações de bem-estar.

As pessoas com muito mais freqüência vão aos museus e exposições. A criatividade nas atividades artesanais ganham cada vez mais visibilidade  valorizando o “único” o “feito a mão” diante da nova visão do homem como individuo, contrapondo como com a visão massificada e industrializada em série. A vida cultural atual privilegia a Arte como fator importante para manter a saúde a partir da premissa de que é inerente à natureza do homem exercer a criatividade.

De várias maneiras podemos incluir as Artes Plásticas e Visuais  em nossas vidas : Fazendo atividades como Desenho e pintura, escultura,  artes aplicadas, design em geral, artes gráficas,  etc, ou freqüentar cursos de História da Arte. No entanto precisamos refletir bem quanto à dualidade da  Arte referente a seus aspectos curativos.  O que é positivo para uns nem sempre é positivo para o outro, principalmente se a mente estiver sensível por alguma questão de saúde física, neurológica ou psíquica. Outras manifestações artísticas por meio da musica, teatro dança e escrita  ajudam também a quem passa por doenças como depressão, ansiedade, e outras que deteriora  a memória e o raciocínio através de estímulos cerebrais.

O declínio cognitivo pode ser evitado através da ação artística que implica em relaxamento  do estado mental, e controle da ansiedade, principalmente através da música, que pode acalmar as atividades neurais do cérebro recuperando o equilíbrio emocional das pessoas, podendo também reduzir a dor, pois a musica ajuda as pessoas a aumentar o controle mental, aumentando inclusive seu sistema imunológico por ação positiva do núcleo central das amígdalas, que através da musica podem diminuir as atividades neurais e os níveis de atividades ansiedade.

A pintura pode estimular memórias em pessoas que se encontram alienadas por doenças como depressão ou distúrbios mentais, fazendo com que elas possam se reconectar com o mundo.

A Arte, nestes casos, precisa ser muito bem adaptada  refletindo sempre em que atividade a pessoa possa ser mais beneficiada. Segundo os estudiosos de terapia artística de todo o mundo, as questões de escolha da modalidade, como e quando ela vai ser aplicada, é de fundamental importância!

No desenho e na pintura, a questão da cor é reflexo incontestável da realidade psíquica. Sabemos que a cor conforme a quantidade de milimícrons (medida de espectro eletromagnético equivalente à milésima parte de um mícron visível de 400 a 700 nanômetros), ou seja, a quantidade de eletricidade com a qual ela excita os nossos neurônios, pode influenciar o estado emocional: o verde acalma, o vermelho, que tem a maior quantidade de ondas eletromagnéticas, aproximadamente 700 milimicrons,  nos deixa mais agitados.  É uma questão fisiológica e psicológica,  que estão contidas em imagens artísticas.

A pintura ajuda as pessoas a expressarem o que não é possível  ser traduzido em palavras! Ou seja, a parte mais importante que é a sua essência!

A modelagem em argila é uma boa experiência artística pois tem o poder de ajudar as pessoas a exprimir de forma táctil e visual, revelando de forma simbólica e tridimensional em todos os ângulos o que guarda também em seu inconsciente!

A Arte teatral assim como a dança, envolvem o corpo e o movimento em expressão, beneficiando através dos estímulos mentais e atividades motoras o todo do indivíduo; agindo também como ferramenta psicoterapêutica.

Mente e corpo trabalham em sintonia criativa!

O teatro, introduzindo a escrita e os textos que tem de ser decorados e antes de tudo assimilados, junto ao movimento corporal, proporciona grandes benefícios no processo de coordenação das atividades da mente, despertando bem estar cognitivo e psicológico através do estimulo da memória, palavra e ação!

A criatividade e os processos criativos, em todos os âmbitos da Arte têm importância cada vez maior!

A Arte de rua hoje ganhou o status de mural!  Os antes marginalizados, no início da década de 1980, os Grafiteiros, hoje inseridos na sociedade com sua Arte cada vez mais popular, são contratados para mostrar seu trabalho que embeleza e da vida às grandes cidades, verdadeiras selvas de concreto!

A dança de rua, vinda da espetacular criatividade da periferia das grandes cidades, envolvendo questões importantes como necessidade da expressão artística e inclusão social,  atualmente ganhou o mundo!

A Euritmia que é um tipo de Arte com movimentos, foi criada Rudolph Steiner  e  usada  em pessoas saudáveis  como parte do currículo do método Walford  para o desenvolvimento da mente infantil. A Euritmia curativa que no caso requer escolha de movimentos específicos para cada tipo de paciente dependendo de sua necessidade.

A cor, a forma, o tato e a audição, o olfato que podem ser usados atualmente nas Artes Plásticas e Visuais, portanto devem ser muito bem monitoradas  como expressão artística em conjunto com o professor e o terapeuta ou médico  para que se possa escolher o canal certo no sentido de equilíbrio e da cura.

Por meio da Arte, o indivíduo expressa sua visão do mundo usando todas as formas de expressão através da Arte que, como agente transformador, nos realiza e nos ensina a viver!

 

Venha fazer Arte conosco! Temos todas as áreas de Artes Cênicas, Desenho e Design – Artes Visuais, Dança e Arte do Corpo e muitos cursos Especiais!

Escola RecriArte a 41 anos fazendo ARTE!

R. M. Catellani
Julho 2019