Central de atendimento

(11) 3034-5598 (11) 2478-2074 (11) 2478-1146

(11) 2478-1641

UNIDADE BELENZINHO

(11) 2676-2325

CENTRAL ADMINISTRATIVA

(11) 2478-1641

UNIDADE SHOPPING WESTPLAZA

(11) 2476-0599

A ARQUITETURA E O SENTIMENTO PELA CATEDRAL DE NOTRE-DAME

Postado em 13 de maio de 2019

Há poucos dias o mundo assistiu um incêndio como tantos outros que temos presenciado no mundo, alguns em prédios residenciais, outros em museus, como o do Rio de Janeiro e outros ainda em residências, industrias e comércios, mas poucos consternaram tanto a população mundial, como o incêndio da Catedral de Notre-Dame, ou traduzindo, da “Nossa Dama”.

Muitos céticos se perguntam o porque de tanta consternação e tristeza, ou ainda, qual o motivo de doadores do mundo criarem uma corrente de doações vultosas para que este “símbolo mundial” não feneça no imaginário de todos que veem neste prédio histórico, um pedaço da sua própria história.

Ela demorou quase 200 anos para ficar pronta, e foi construída há quase mil anos, para homenagear uma mulher de fibra e garra, que enfrentou tantos dissabores, mas soube compreender o seu papel. Os relatos menos maniqueístas registram que Maria foi uma difusora e incentivadora até os seus últimos dias da mensagem de seu filho dileto, Jesus, e virou o símbolo da mulher de fibra, que assume seu papel e que faz toda a diferença pelas suas ações, atitudes e principalmente pela capacidade de superar todas as suas dores em função de algo maior.

Mas voltando à importância do prédio que foi atingido pelas chamas, ele tem uma importância que vai para além das suas paredes, porque ele é o “símbolo mais ancestral da Capital Francesa,  vivenciado pelos Celtas e Romanos, além de ter inspirado o romance conhecido como ‘O Corcunda de Notre-Dame’, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.

A Catedral foi cenário da coroação, em 1431, do Rei Henrique VI, durante a Guerra dos Cem Anos, da coroação de Napoleão Bonaparte como imperador do país e a beatificação de Joana D’Arc, em 1909. Virou uma Basílica menor, pela sua importância e se transformou em Patrimônio Mundial pela Unesco, desde 1991.  Ela é visitada por 13 milhões de pessoas por ano, tornando-se o ponto mais visitado da Europa, e é ponto obrigatório de qualquer pessoa que queira compreender e descobrir a Capital parisiense.

E por que tudo isso na direção de um só prédio?

A resposta não está nas paredes, nem nas imagens ou vitrais com que esta Catedral foi conhecida, mas no que ela significa para a história de cada um e da humanidade.

Vivemos de referências que nos constituem. Referências que mostram quem somos e que com as quais nos identificamos e onde nos espelhamos.  Sem elas, não temos história, não temos caminho, não temos o importante percurso que nos define,  para nós mesmos.  Notre-Dame tem esta força e este poder, de agregar uma Nação inteira, e tantas pessoas pelo mundo afora.

Com um estilo pré-gótico, sempre encheu  os olhos das pessoas pela sua grandiosidade, quer seja  pelas vigas externas inclinadas chamadas arcobotantes, ou pela força das suas torres e estrutura marcante e forte, porque também funcionava como fortaleza para proteger a Capital de qualquer invasor.  E tudo isso nos remete à importância da arquitetura, não só para nos encher os olhos com seu sentido estético, mas para expressar aquilo que sentimos, como somos e como vivemos, e como nos vemos no mundo.

Um arquiteto e um projeto arquitetônico não visam somente a estética visual, mas sim, prepara a obra para ser ocupada e vivenciada por gente, e quanto mais for vivível e integrada ao dia a dia das pessoas, mais terá função e deverá ser valorizada.

Na RECRIARTE temos toda uma área dedicada ao que chamamos hoje de “Design”. Nesta área temos cursos de Arquitetura, de Paisagismo, de Projeto e Design de Interiores,  e com muitas opções para quem quer aprender a desenhar, quer seja fisicamente ou através de programas virtuais, que ajudam muito na criação de projetos de em todos os segmentos. Há cursos para quem está iniciando, para quem precisa de prática do desenho e do traço para prestar exames vestibulares e também para aqueles que querem ser profissionais de execução na área.

A nossa querida Catedral de Notre-Dame mostrou a força de um projeto arquitetônico ligado a história de tanta gente ao longo destes quase mil anos.

Temos a certeza de que através do esforço dos arquitetos e designers do mundo todo, será reerguida com mais brilho, luz e força.

E se você gosta de Arquitetura, das formas dos prédios e da decoração interna de um ambiente, ou mesmo do estudo dos estilos de construção e paisagismo de qualquer lugar, pode fazer uma aula totalmente gratuita para saber como é a formação de um designer em arquitetura e decoração de interiores.

E se quiser conhecer todos os programas virtuais que existem e que auxiliam na realizar  projetos incríveis, então  venha fazer uma aula totalmente gratuita,  em qualquer unidade da RECRIARTE. É só marcar uma aula experimental e viver esta experiência. “Bora” experimentar!

Gabriel Veiga Catellani
maio 2019