73ª MOSTRA DE TEATRO DA RECRIARTE

DESINIBIÇÃO – CRIATIVIDADE – REALIZAÇÃO

Uma das coisas mais gostosas das nossas existências, são as boas lembranças, aquelas que mexem com a gente, e que geram referências para toda uma vida.

Normalmente estas experiências estão ligadas ao estímulo trazido pela “adrenalina” que cada situação, proposta ou evento produzem em nós.

É interessante percebermos que de uma forma ou de outra, buscamos esta sensação o tempo todo, nos estimulando com nossas escolhas e buscando sentido e sensações em nosso dia a dia.

Para quem faz Teatro esta sensação ocorre em cada aula, em cada encontro do aluno consigo mesmo e principalmente na relação com seus colegas, gerando assim a condição de relacionamentos, crescimento, descobertas e principalmente boas lembranças, que são aquelas que “mexem com a gente” e fazem toda a diferença.

E quando um aluno faz uma aula de Teatro, cresce a cada dia a vontade de se testar em maior escala, em expor seu interior, sua criatividade, sua coragem e principalmente seu desprendimento de todos os preconceitos, que minam a criatividade, o relacionamento humano e a nossa capacidade de “sentir”. E é aí que chega o momento de apresentar-se publicamente.

Para quem faz Teatro, há 3 momentos específicos e especialíssimos, que somente quando vivenciados em conjunto transformam uma obra de Arte em “Teatro Vivo”. Estes momentos são:

  1. Descoberta do texto, autor, situação e personagem e concepção
  2. Descoberta e exercício da relação com o outro, com o coletivo e com as diferenças e conflitos, além da relação com a técnica e os elementos de composição da obra de arte em geral.
  3. O momento em que a obra se concretiza e materializa, diante do público.

Sem estes 3 elementos não há Teatro. E o mais emocionante e vibrante deles, é o terceiro momento, quando partilhamos tudo o que aprendemos, vivemos e criamos, com o nosso público.

Este é o sentido das Mostras Teatrais das Escolas de formação Artística Teatral pelo mundo afora. É um momento mágico, constituído por muitas situações, temas e histórias, em alguns casos permeado pelo improviso, pela raça e pela coragem, e em outros, pela técnica, pelo equilíbrio e pela entrega com verdade e consciência cênica.

A RECRIARTE, desde o seu nascimento não deixou nenhum semestre de realizar suas Mostras Teatrais, sempre com um grande sucesso.

São gerações inteiras de pessoas que relembram com carinho e com muita emoção dos momentos onde apresentaram seus exercícios e espetáculos para seus amigos, familiares e público em geral.

As Mostras Teatrais da RECRIARTE são sempre muito disputadas e os alunos têm a oportunidade de experimentarem e de vivenciarem seus espetáculos em palcos de verdade e não salas improvisadas, porque a RECRIARTE, além de ter seu Teatro próprio, situado na Sede Nacional, na VILA MADALENA E PINHEIROS, conta com parceria integral com a CONSTRUÇÃO TEATRAL, empresa que administra atualmente 5 Teatros na Cidade de São Paulo, e que a cada semestre abre suas portas para que alunos, pais, amigos e convidados assistam aos exercícios teatrais com toda a qualidade e com todo o conforto, além de todas as condições técnicas para habilitar e ensinar com qualidade.

Chegamos neste ano na 73ª MOSTRA DE TEATRO DA RECRIARTE, com muito orgulho e alegria, por poder proporcionar para os milhares de alunos espalhados pelas nossas 6 Unidades, e para seus parentes e amigos, uma experiência única, realizada com muita competência e qualidade por uma Equipe de Professores de primeira linha, vocacionados, que fazem tudo para que a realização artística seja uma realidade em cada espetáculo montado e apresentado publicamente.

Nesta Mostra trabalhamos com a proposta da diversidade de Temas e Autores, e trazemos para o palco Autores como: Ariano Suassuna, Plinio Marcos, Chico Buarque, Jorge Andrade, Aghata Christie, João Falcão, entre tantos outros.
Serão mais de 800 hs entre ensaios e apresentações, que fazem toda a diferença!

E nosso público ainda recebe presentes a partir de sorteios de prêmios após os espetáculos, inclusive com bolsas de estudo e Oficinas de Arte gratuitas nas Unidades da RECRIARTE.

Se você gosta de Teatro, e se sentiu tocado, com vontade de experimentar-se diante do público, “bora” fazer Teatro com a RECRIARTE, ou com qualquer boa Escola de formação artística onde você estiver.

E se ainda se sente tímido, com medo de exposição, venha e faça um curso livre na RECRIARTE, dentro do Projeto S.E.T.A. – que é o Sistema Educacional Teatral Aplicado da RECRIARTE.

Nele você faz o seu curso direcionado para a sua proposta, ou seja, se o seu objetivo é desinibir-se na vida, no trabalho ou nas relações humanas, o Projeto SETA direciona você para núcleos que buscam as mesmas coisas, e estão no mesmo tempo que você. Caso seu objetivo seja conhecer mais Teatro e aprofundar-se, até chegar numa formação técnica profissionalizante, também encontrará o seu Núcleo de alunos voltados para os mesmos objetivos. Dessa forma a RECRIARTE não só inova, como também qualifica cada vez mais seus cursos no Brasil e no exterior.

Se gostou do que falamos aqui, venha prestigiar as nossas Mostras Teatrais e toda a programação dos nossos Teatros, com alunos profissionais formados pela RECRIARTE, que agora atuam profissionalmente na COMPANHIA DO ATOR – tradicional Companhia de Teatro, parceira da RECRIARTE.

A Nossa 73ª Mostra Teatral tem início em novembro deste ano e vai até a semana que antecede o Natal. E ainda tem mais: Os espetáculos mais votados pelo público voltam a cartaz nos Teatros parceiros da RECRIARTE, nas férias de Janeiro e Fevereiro.

É a RECRIARTE nos seus 40 anos de vida, fazendo a diferença!