GABRIEL VEIGA CATELLANI

Ator formado pela Escola de Arte Dramática da USP, tem extensão universitária na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, além de Bottega Teatrale de Roma e Academia Real Inglesa, é fundador da RECRIARTE - que completa 40 anos, tendo formado mais de 30 mil alunos. É criador do Projeto Mestre, projeto inovador que associa a formação docente às técnicas teatrais, e que é reconhecido mundialmente, além do suporte ao universo corporativo, através do Teatro. Tem também formação Universitária nas áreas do Direito e da Psicologia.  É dramaturgo e diretor teatral, além de acadêmico da Psicologia da Educação que faz na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde está em fase final do doutorado, com tese sobre a "Contribuição do Teatro para a Formação Docente e Identitária do Professor Universitário". É Coordenador da área de Didática para o Ensino Superior da Escola Paulista de Direito - EPD, além de lecionar na Escola de Belas Artes - Direção Teatral, e coordenar a área de Oratória e Expressão Verbal da Apdcrim - OAB - Oratória. Também é titular da ESPGE - Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado,  e muitas outras Instituições no Brasil e no Exterior. Foi Embaixador Cultural do Brasil na Europa por quase 2 anos, e visitou 26 países, além de ter realizado 127 palestras públicas,  levando informações sobre a Cultura brasileira e gerando assim, intercâmbios internacionais, tanto artísticos, como educacionais É fundador e diretor artístico da Companhia do Ator, que administra diversos Teatros em São Paulo, além de ter um repertório de espetáculos dirigido por ele, com mais de 20 obras.

ALINE FERRAZ

Doutoranda e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP (2012), possui  ainda graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, ministra aulas no curso de Pós Graduação da Escola Paulista de Direito, no Colégio São Domingos e na Escola Recriarte. Atuou como professora substituta do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP na disciplina de Jogos Teatrais (2015),  da Oficina de Atores Nilton Travesso, foi docente do SENAC, da Univ. Bandeirantes, da FPA, assistente de direção do Colégio Santa Cruz, professora e coordenadora de teatro da escola de TV e Teatro Incenna. No ensino público lecionou nos ensinos pré-escolar, fundamental e médio. Atriz e diretora teatral permanece vinculada a Cia. Teatro Documentário acompanhando a pesquisa e a produção do grupo desde sua fundação.  É provocadora do Coletivo de Areia. Foi ainda integrante do iNERTE e da Cia Provisório Definitivo. Interpretou em diversos espetáculos. Dirige encenações e foi contemplada com a lei de fomento ao teatro do Espírito Santo, recebendo o Prêmio Myrian Muniz pelo espetáculo Descalça. Prestou serviços às Secretarias Municipais de Cultura e da Educação de São Paulo, como orientadora artística, professora de iniciação teatral, mediadora e parecerista em projetos como o Vocacional, o Formação de Público e o ProarT. Foi servidora do Ministério da Cultura RRMinC/SP. Nos anos de 1990 colaborou nas instituições: Centro de Pesquisa Mario Schenberg, Casa das Rosas e Fundação Memorial da América Latina. Coordenou a publicação “Uma escrita documental: Cia. Teatro Documentário em encontros e perdas nas casas e ruas da cidade de São Paulo”. SP: Design Editora e Gráfica, 2014 e em 2015 publicou pela Novas Edições Acadêmicas o livro  Formação de atores: Um estudo sobre o ver e o ser visto.

 

CHRYSTIANE MADEIRA

Atriz, Diretora, Doutoranda e Mestra em Artes Cênicas pela ECA/USP, na linha de pesquisa da Formação do Artista Teatral. Bacharelado em Artes Cênicas  pela UNICAMP. Em 2013, ministrou para a Graduação de Artes Cênicas da ECA/CAC/USP a disciplina: "Poéticas do Corpo e da Voz III". Ministra aulas na Escola RECRIARTE de: "História do Teatro Mundial", "Teatro Brasileiro", "Corpo" e "Produção e Ética". Foi Orientadora de Artes Cênicas do Núcleo de Artes Cênicas do SESI Osasco e Vila Leopoldina. Dirigiu e produziu mais de 60 espetáculos com atores profissionais e alunos dos diversos cursos ministrados.

 

GIL OLIVEIRA

Bacharel em Artes Cênicas, pós-graduação em História da arte (FPA). Profissional da área da beleza desde 1987. Já trabalhou em diversos espetáculos e óperas no teatro Municipal e Teatro São Pedro. Assinou como visagista em editoriais de moda, capas de CD, capas de revistas, ensaios fotográficos etc. Assina uma coluna sobre visagismo para revista Make-up.

ISADORA JAGER

Atriz, educadora e diretora. Formada pelo Teatro Escola Macunaíma e CPT – Centro de Pesquisa Teatral – sob coordenação de Antunes Filho. Graduada em Comunicação Social – Propaganda pela ESPM. Professora de Interpretação pela Escola Recriarte, desde 1995. Professora de Didática pela Escola de Pós-Graduação em Direito Constitucional. Professora Interpretação Grupo Terceira Idade – Clube A Hebraica e Arte-Educadora e Professora de Interpretação e Dança – Secretaria do Menor. Dirigiu os espetáculos: O Médico Na Marra, Romeu e Julieta na Roça Cruel, Um Dia Na Rua da Graça, Casa de Bonecas, Sonho de Uma Noite de Verão e A Invasão. Como atriz, participou dos espetáculos: Roupa de ver Deus – direção Beto Amorim; É Vinte – As Folias do Século – direção Zé Henrique de Paula – 2001. Comerciais: Vivo, Açúcar União; Motorola. Novela: Participação em Marcas da Paixão – Rede Record;      Olívias na TV – participação 2ª temporada (primeiro semestre 2012); Internet – Websódio O QUE É QUE É ISSO, da Locaweb – Produção O2, direção Rodrigo Meirelles. Escreveu textos: Cruel; Quem é Bing Crosby; Um Dia Na Rua da Graça; Roupa de Ver Deus; Se Esse Reino Fosse Meu; Eu Vejo um Anjo que vê Você; Shakespeare Enlouqueceu; Romeu e Julieta na Roça; Médico na Marra; Felipa de Souza (Prêmio Estímulo de Dramaturgia Secretaria Cultura 2009).

 

ISIS ARRAIS

Bacharel em Artes Cênicas pela ECA/USP. É diretora da Lacuna Coletiva, cujo espetáculo “LEPORIFOBIA” fez temporada na ECA/USP, no TUSP e foi aprovado para o 12º Festival de Teatro Universitário de Fez – Marrocos. Foi Bolsista USP com a pesquisa de iniciação científica “Appia e a Encenação Musical” sob orientação de Antônio Araújo; acompanhou o processo de pesquisa do espetáculo CABRAS - Cabeças que Voam, Cabeças que rolam”, da Cia Balagan (dir. Maria Thais) e auxiliou nos projetos das peças “Hospedeira” (dir. Georgette Fadel) e “Paquiderme” (dir. Johana Albuquerque). Como atriz/performer, participou em “Matrimônios” do Desvio Coletivo (dir. Marcos Bulhões e Marcello Denny); em “Exposição da Pessoa – Residência Expandida” com o coletivo [-MOS], cujo projeto “Revérbero” foi contemplado pelo 20º Edital de Fomento à dança; e em “Sobre as Baleias”, peça de estreia da Coletiva Vulva da Vovó. Possui formação em piano, canto e violão popular e investiga as fronteiras da dança, teatro e artes visuais tendo a música com coluna espinhal da criação cênica.

 

JANAÍNA MEIRELES

Atriz, maquiadora e clown desde 2003. Atuou em diversos espetáculos pelas cias teatrais: cia Pic e Nic, Artheúmus, Os Pândegos, Cia Sopa de Comédia entre outras. Paralelo a carreira de atriz, exerce também as funções de Maquiadora e Docente de Caracterização teatral. Possui Curso Técnico em Desenho (Escola Panamericana de Artes), Superior em Tecnologia em Maquiagem Profissional (Anhembi Morumbi), e participou de cursos e workshops com renomados maquiadores da área artística: Ivon Mendes, Cléber Oliveira, Aline Borges, Alisson Rodrigues, D. Dark, Beto França, Mário Campiolli e Mari Figueiredo.Cria, desenvolve, executa e forma equipe de maquiadores cênicos/artísticos para eventos em geral, com algumas parcerias com Circo Show, Cia Sopa de comédia, e com as baladas Glow in the dark e Glow Pop. Trabalhando com os seguimentos: circense, infantil, teatral, corporativo, festas temáticas e eventos em geral inclusive particulares.

LETICIA CHIOCHETTA

É atriz, contadora de histórias, professora e pesquisadora teatral. Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP. Graduada em Artes Cênicas pela UFRGS/RS e em Jornalismo pela UNISINOS/RS. Autora do livro “Vozes desacorrentadas, a criação da cena teatral a partir de Alfred Wolfsohn e Roy Hart”. Já participou, como atriz, de muitas peças adultas e infantis, além de performances e espetáculos musicais. É professora de voz para atores na Escola Recriarte, integra o grupo vocal L.I.V.E. (Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentação) e é contadora de histórias no grupo Poesia no Espaço.

 

MARCOS MACHADO

Ator, Pós-graduado em Artes – Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes (FPA), diretor dos grupos teatrais Pulsações e BASE 4, professor de Improvisação Teatral e de Movimento para o Ator no curso Técnico em Teatro Musical do SESI SP, além de professor de Expressão Vocal e Teatro Livre na RECRIARTE. Foi ator do grupo de pesquisas ComTato (sobre o sistema Laban de movimento), e do Grupo Gattu por cinco anos. Desde 2011 vem desenvolvendo uma pesquisa sobre expressividade vocal e organicidade corpo/voz ao lado da atriz/fonoaudióloga Luana Curti. Como ator, seus principais trabalhos foram: no Grupo Gattu, as peças de Nelson Rodrigues, BOCA DE OURO (entre as dez melhores peças - Revista VEJA SP abril 2011), DOROTÉIA (entre as melhores peças – Revista BRAVO março 2011) e  Na Cia Triptal, o espetáculo vencedor de 2 prêmios Shell, CARDIFF, com a direção de André Garolli. Na TV participou de algumas séries e novelas como PACTO DE SANGUE no canal SPACE, PSI na HBO e PATRULHA SALVADORA no SBT. No cinema, atuou no filme OS HOMENS SÃO DE MARTE E É PRA LÁ QUE EU VOU...de Marcus Baldini, e no longa-metragem SEM FIO de Tiaraju Aronovich, vencedor do prêmio, “Excelência em Cinematografia” no Canada International Filmfestival 2009. 

 

PÉRICLES MARTINS

Ator, diretor, pesquisador e artista educador. Trabalha com teatro há 26 anos. Bacharel em Artes Cênicas pela ECA/USP e USJT; Pós-graduado em Docência do Ensino Superior em Prática Teatral pela PUC-SP. Estudou direção teatral com Cibele Forjaz e Antônio Araújo (Teatro da Vertigem). Foi aluno especial nos cursos de Performance, Mímica para o Ator e Pedagogia Teatral no depto. de Pós-graduação da ECA/USP. Leciona na área da Pedagogia Teatral há 20 anos. Docente no curso de pós graduação da Faculdade Paulista de Artes; Escola de Artes Recriarte, Artista-orientador do Programa Teatro Vocacional da SMC e Consultor de Artes Integradas na área de Educação Inclusiva na instituição Mais Diferenças. Foi educador na Oficina de Vivência em Teatro Musical no SESI Campinas. Dirigiu mais de 30 espetáculos e trabalhou com Gerald Thomas, CPT Antunes Filho, Zé Celso Martinez Correa, Myriam Muniz, Celso Fratesch, Antônio Araújo, Ivaldo Bertazzo, Antônio Januzelli, Marcelo Lazaratto, Célia Helena, Helio Cícero, Cristiane Paoli Quito, entre outros. Premiado como "Ator Revelação Latino" na Mostra Paralela do Festival Internacional de Berlim-Alemanha.  Foi integrante do grupo “Desvio Coletivo” com o espetáculo performativo PULSÃO – direção de Marcos Bulhões. Tem experiência na área de artes, com ênfase em Encenação e Interpretação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Processo de Criação Colaborativa, Direção teatral, Performance e Intervenção Urbana, Encenação Contemporânea e Teatro Musical. 

 

RICARDO ESPÍNDOLA

Possui graduação em Audiovisual (Cinema, Vídeo, Rádio e TV) pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor de cinema na Escola Recriarte, já ministrou cursos de cinema no Senac, Unisa, Cursinho da Poli,  Comunique-se e Fiam Faam. Já ministrou cursos na área de Letras na Faculdade Paulista São José. Possui estágio em ensino superior de Letras na Universidade de São Paulo.

ROGÉRIO TROIANI

 

Diretor, ator, preparador de elenco e professor. Graduado em Comunicação das Artes do Corpo – Habilitação em Teatro pela PUC / SP (2004); Pós Graduado Stricto Sensu (Mestre) em Comunicação e Semiótica na PUC/SP (2010); Concluiu o Curso Introdução ao Método de Ator no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) coordenado por Antunes Filho (2013); Estudou Direção de Atores para Cinema e Tv no Chile e na Argentina 2000/2001.Atuou em mais de 50 filmes publicitários além de 10 curtas metragens.Preparador de atores do projeto "Curtas" do Canal TNT. 

 

SAMIR SIGNEU

Ator, professor e diretor teatral. Doutor (2011), Mestre (2005) e Bacharel (1986) em Artes Cênicas pela ECA-USP. Graduado em Letras - Italiano pela FFCHL-USP (1981). Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1979). Atualmente é Coordenador e Professor da Escola de Teatro Recriarte (Actor School), Professor de Metodologia e Didática do Ensino da Escola Paulista de Direito, professor convidado da pós graduação da ECA-USP, professor na Teen Broadway e diretor na Epifania Cia. de Teatro. Com ator trabalhou com Antonio Abujamra, Antunes filho, José Celso Martinez, Ademar Guerra e outros. Encenou textos de Goethe, Dostoievski, Strindberg, Brecht, Samuel Beckett, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e outros. Tem dois livros publicados pela Editora Perspectiva: Peter Handke: Peças Faladas (2015) e Thomas Bernhard, O Fazedor de Teatro, além de participação no livro Lessing: Obras, da mesma editora.

 

THOMAS HOLESGROVE

 Ator e diretor teatral da Austrália, falante nativo da língua inglesa. Tem experiência como professor de voz em nível superior, como professor visitante no curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP-ECA (2016), professor visitante no curso de Graduação em Artes Cênicas da UNESP Instituto de Artes (2016), e estagiário pelo PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) no curso de graduação em Artes Cênicas da USP-ECA (2013). Também tem experiência como professor de voz em escolas técnicas como a SP Escola de Teatro (2016) e no Curso de Formação Profissionalizante dos Doutores da Alegria (2016 a 2017). Atualmente realiza projeto de pesquisa de Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela USP-ECA. É Doutor (2014) e Mestre (2009) em Artes Cênicas pela USP-ECA. Formado em interpretação teatral pela Western Australian Academy of Performing Arts (1998). Também possui graduação em Artes e em Direito pela Australian National University (1995). Diretor de cena, dramaturgo e educador de teatro na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha, sob a gestão de Poiesis Organização Social de Cultura. É um dos fundadores da companhia de teatro, Arte Tangível, onde trabalha como preparador física-vocal, diretor, dramaturgo e ator. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas de corpo-voz, atuação com texto, poéticas do gesto e da palavra, atuação e performance e pedagogia do teatro.

 

 


Matrícula OnLine